O presidente Lula (PT) intensificou a agenda de entregas, inaugurações e anúncios do governo nos primeiros meses de 2026, com destaque para compromissos em São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.
Segundo levantamento da Folha de S.Paulo, 18 dos 43 eventos do tipo realizados neste ano ocorreram apenas em maio. O governo busca acelerar ações antes das restrições impostas pela legislação eleitoral, que entram em vigor em julho.
Aliados avaliam que as agendas ajudam a ampliar a visibilidade de obras e programas federais em estados estratégicos. Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, recebeu apenas um evento do tipo até agora.