Search
Close this search box.

Fiat Argo da nova gera��o e outros 4 hatches que chegam em 2026

Dados da primeira quinzena de janeiro de 2026 da Bright Consulting dão conta de que os SUVs ficaram com 39,7% das vendas no período, os hatches com 17,2% e os sedãs 7,8%. É um claro sinal de que os utilitários esportivos continuam dominando o mercado atual, mas que os hatches ainda tem certa relevância.

VEJA TAMBÉM:

Por isso, não é à toa que as fabricantes continuam apostando nos hatches, mesmo que aos poucos venham sendo substituídos por crossovers compactos, como Renault Kardian, Volkswagen Tera, Fiat Pulse e companhia. Para 2026, teremos algumas novidades. Confira abaixo 5 delas.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

1 – BYD Dolphin G híbrido

BYD Dolphin G Hybrid chega no primeiro semestre com visual renovado e até por menos o atual 100% elétrico
Imagem: Divulgação

O BYD Dolphin G híbrido terá visual atualizado e chega no primeiro semestre, de acordo com o site da Autoesporte. Passará a ter faróis maiores e com filete de LED como luz diurna. Os destaques também ficam por conta da grade frontal reestilizada e do para-choque redesenhado que dá um aspecto mais esportivo ao carro.

Na traseira, o modelo tem lanternas com novos detalhes, mas mantendo o mesmo formato do atual, além de mudanças discretas no para-choque e novos conjunto de rodas. Além disso, na barra de LED entre as lanternas vai o logo BYD no lugar da inscrição

O sistema de propulsão do Dolphin G deve espelhar o do novo crossover Atto 2 DM-i, combinando um motor a gasolina de quatro cilindros 1.5 litro com um motor elétrico. Juntos, esses conjuntos entregam potência combinada de 259 cv, no caso do Atto 2 DM-i.

2- Hyundai HB20

Hyundai HB20 2027
Hyundai HB20 2027 ficará maior que o atual e mais sofisficado, seguindo os passos do i20 vendido na Europa
Imagem: Projeções/ Kleber Silva

Esperado para o segundo semestre, o novo hatch da Hyundai ficará maior e mais sofisticado que o atual. O design seguirá os passos do i20 vendido na Europa e do crossover Kona, com linhas mais futuristas, com destaque para a nova identidade global da marca, com faróis afilados (full LED), grade maior, linhas mais angulosas, traseira com lanternas em LED.

O novo hatch  terá mais itens de segurança,  com a adoção do sistema de freios a disco nas quatro rodas. Além disso, nas versões mais completas, espera-se o pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) semelhante ao do Hyundai Creta.

A gama de motores deve manter o 1.0 aspirado (80 cv) e o 1.0 turbo (120 cv), ambos atualizados para atender às normas de emissões do Proconve L8. No entanto, para se destacar e sair na frente dos concorrentes, a grande novidade será a introdução de uma versão híbrida leve (MHEV) de 12V, visando maior eficiência e economia de combustível.

3 – Fiat Argo (nova geração)

Fiat Grande Panda vai dar origem a uma nova família de modelos, da qual fará parte um SUV de 7 lugares
Fiat Grande Panda vai dar origem à nova geração do Argo que vai conviver com a anterior por um tempo 
 Imagem: Divulgação

O novo hatch da Fiat terá componentes do Grande Panda europeu, mas com algumas mudanças para o mercado brasileiro. Uma delas ficará por conta das versões híbridas, que usarão o mesmo sistema de 12V da diupla Pulse e Fastback por questões de custo.Chega em meados de 2026, na mesma época do aniversário de 50 anos da Fiat no Brasil.

Além disso, o novo Argo terá ajuste de coluna em altura e profundidade e dependendo da versão, ar-condicionado digital, volante multifuncional, de acordo com o site Autos Segredos, que também diz que o carro terá carregador de celular por indução e troca de marchas feita por meio de botões nas versões automáticas também farão parte do extenso pacote da Fiat.

O novo Argo terá mais espaço que a geraçao anterior, com a qual vai conviver por um tempo, como opção mais em conta. Terá dimensões semelhantes às do Fiat Grande Panda vendido na Europa. O hatch europeu tem 3,99 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,58 m de altura e 2,54 m de entre-eixos.

4- Toyota GR Yaris

Toyota GR Yaris
Toyota GR Yaris será uma opção de hatch esportivo de verdade mais em conta que o GR Corolla
Imagem: Divulgação

Os amantes de esportivos de verdade estão ávidos para a chega do hatch da Toyota que é quase um carro de rali. Deve ser lançado em abril, com motor 1.6 turbo, de três cilindros, de 300 cv e 40,8 kgfm de torque, com tração integral.

O câmbio pode ser manual de seis ou automático de oito marchas, dependendo da versão. Para ir de 0 a 100 km/h são necessários apenas 5,2 segundos, conforme dados da fabricante. O preço ainda não foi definido, mas ficará abaixo do GR Corolla vendido por aqui a partir de R$ 416.990, preço que sobe para R$ 461.990 na topo de linha.

O Toyota GR Yaris da linha 2026 passa a ter novo pacote aerodinâmico que inclui um capô ventilado e uma asa traseira. Além disso, o esportivo compacto recebe parafusos mais robustos, uma suspensão revisada e uma caixa de câmbio automática aprimorada.

5 – GAC Aion UT

GAC Aion UT
GAC Aion UT terá o BYD Dolphin na mira e deverá ser mais em conta que o rival, como acontece no mercado chinês
Imagem: Divulgação

O hatch elétrico chegará no primeiro semestre como principais rival do BYD Dolphin. O GAC Aion UT deve dar trabalho ao concorrente até pelo porte e nível de equipamentos. O carro tem linhas arredondadas, faróis e lanternas de LED e dimensões bem parecidas com as do Dolphin.

São 4,27 metros de comprimento (4,29 m do BYD), 1,85 m de largura (ante 1,77 m) e 2,75 m de entre-eixos (contra 2,70 m). Com proporções que imitam o Dolphin — e com uma opção de teto flutuante branco semelhante ao do Mini Cooper, além de seis opções de cores externas — o exterior do Aion UT mais barato tem faróis de LED, rodas de 16 polegadas, uma linha de teto inclinada e maçanetas niveladas.

A potência vem de um motor elétrico Quark de 136 cv com baterias LFP (fosfato de ferro-lítio)  fornecendo 330 km de autonomia na versão básica (ainda sem correção do Inmetro) e de 420 km (idem) na versão mais sofisticada. 

 

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *